quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Óculos escuros como aliados na proteção dos olhos.

A moda muda constantemente, e a cada estação surge um modelo diferente de óculos escuros. O que antes era um acessório específico para os dias de sol e artigo de luxo, hoje é visto como um aliado na proteção contra os raios solares e um produto muito democrático e de valor mais acessível. Porém, com a popularização deste acessório, os óculos de sol podem passar de ‘herói a bandido’.
CuidadosOlhos CBNFoz

Atualmente podem ser encontrados em qualquer camelô com preços pequenos, por isso é importante redobrar o cuidado na hora de escolher o modelo ideal, para que o ‘barato não saia caro’. Os óculos encontrados nestes locais, normalmente são de baixa qualidade e podem não promover uma proteção adequada contra os raios solares.
ProtejaOsOlhos CBNFoz

Antes de arrematar um modelo que atenda aos requisitos da moda, é necessário ficar atento a alguns cuidados fundamentais na escolha do tipo dos óculos escuros. “O modelo adequado de óculos solar é aquele que proporciona uma boa cobertura e possua as lentes com proteção UVA e UVB, além de ser leve e confortável”, aconselha o médico oftalmologista Francisco Licinio de Camargo.

O oftalmologista atenta para a importância de se proteger dos raios UVA e UVB, que com a exposição excessiva pode causar danos à retina. “Olhar direto para o sol pode causar queimadura grave da mácula (região central e mais importante da retina) e traz como consequência uma cicatriz nessa região e diminuição da visão central e de detalhes”.

A exposição dos olhos a esses raios pode, ao longo dos anos, antecipar o surgimento de doenças próprias da terceira idade como a catarata e a degeneração macular, onde a pessoa perde a capacidade de foco dos olhos e passa a ter somente a visão periférica. Em casos mais graves, os raios ultravioletas podem causar a cegueira total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário